quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Oi, meu nome é Benjamin e tenho sete anos

Brad Pitt como Benja



Essa semana eu fui assistir o tão comentado "O Curioso Caso de Benjamin Button", que só falta concorrer a categoria de melhor raio no OSCAR. Chegamos atrasados para a sessão, mas por incrível que pareça, não perdemos o inicio, já que a vida do Benjamin - chamado de Benja a partir de agora, é de trás pra frente. Ele nasce velho e morre novo, como naquele famoso poema de Chaplin...

Gostei muito da idéia do filme, era preciso ver em imagens essa "idéia". O filme é uma adaptação do romance de 1920 de F. Scott Fitzgerald. E vale a pena. Tem um clima de Forrest Gump com Tomates Verdes Fritos, onde não fica nem no drama, nem no surreal e nem na comédia... eles conseguem passear por todos esses gêneros e mesmo assim permanecem no natural, com situações bem propicias. Como por exemplo, um personagem foi atingido sete vezes por um raio. E eu ri em todas.

O tempo de duração do filme é uma eternidade. Eu até dormi no cinema, mas isso não significa que o filme seja ruim. Terminei de ver em um DVD pirata em casa mesmo... que o Brad não fique sabendo disso!



Essa coisa de dormir no cinema é um hobbie que eu tenho. Ta bom, podem dizer que pra dormir eu posso dormir em casa que é de graça... mas gente, não é a mesma coisa. O ar condicionado do cinema é diferente, você dorme sentado, ouve pessoas querendo entender o filme, cochichos... ah, é tão boa essa sensação de fazer uma coisa quando deveria estar fazendo outra! Ou melhor ainda: não fazer nada quando deveria estar assistindo o filme. Sempre chego naquele ponto crucial: durmo ou não durmo? Eis a questão! E quase sempre opto por "O filme está bom, o sono tende a ser melhor ainda. Durmo". Sem contar que a paz que eu encontro no cinema nem se compara a paz que eu encontro em qualquer outro ambiente.... nem mesmo em casa.

Saio do cinema com meu corpo agradecendo por esses minutos de descanso.

"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela
termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está
todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer
primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo,
até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo.
Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você
trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder
aproveitar sua aposentadoria.Aí você curte tudo, bebe
bastante álcool, faz festas e se prepara pra
faculdade.
Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira
criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um
bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus
últimos nove meses de vida flutuando....E termina tudo
com um ótimo orgasmo!!! "


[Chaplin]



E disse Deus:

- Faça-se o tomate!

Deu um sopro ao barro e fez o homem. O homem secou o tomate e assim foi feito o primeiro tomate seco.

A partir de então, a Terra foi abençoada e passou a existir tudo que há de mais sagrado! Como por exemplo o camarão, a ervilha, as castanhas... ah... como o Senhor é bondoso!

Vou comer e já volto.



Falando em comeeer, nesse mesmo dia que eu fui ao cinema, anteontem, estava sentindo um vazio... sabe, alguma coisa interna que indicava a falta de alguma coisa. Pronto! Pensei, só pode ser comida! Então achei era um X Burger e comi no meio-dia. Não passou. Ainda estava sentindo a vontade de algo... então a tarde comprei uma caixa de Amandita, e não passou também. No shopping comi nachos. Batata frita. Tomate seco! Estava quase passando... mas quase só. A sensação se não-sei-o-que-eu-quero continuava... aí tomei um chopp, comi doces azedinhos, drágeas de passas... chicletes, e nada. Isso tudo em uma tarde e um pedaço da noite.... aí antes de entrar no cinema comprei uma garrafa de água cm gás. Creu! Na velocidade número cinco! Uma água com gás. Eureka! Era bem isso que eu precisava... Demorei tanto pra descobrir que era isso que eu queria... mas fazer o quê né, é a vida. E é bonita, é bonita e é bonita.