Era uma vez...
Fondue (fundida) é um prato de origem Suiça. Hum, que delicia, é da Suíça. Tá fundida!
Ele é normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira (não, não foi criado por Allan Kardec), rechaud ou potinho.
Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho, que vai à mesa acompanhada de pedaços de pães, batatas, cenouras e o que você quiser. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos.
Além da fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate, carne e do que mais você quiser.
Existe também a fondue chinesa (fondue chinoise), bastante
servida em restaurantes na Suíça, feita à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias. Mas agora que você já sabe a receita não precisa ir até a Suiça ou China para conferir...
A região de origem da fondue não é totalmente conhecida, mas deve situar-se na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça. A receita mais antiga encontra-se num livro de cozinha escrito em Zurique em 1699, mas se você quiser fazer a primeira fondue é mais fácil procurar a receita na net mesmo.
Contrariamente à crença popular, não teria sido inventada por pessoas vivendo nos alpes suíços, pois nessa época o queijo usado na fondue era caro, o que significa que não estaria ao alcance da maior parte das pessoas vivendo nas montanhas. Assim, durante os séculos XVII e XIX a fondue (no feminino mesmo) teria sido uma iguaria desfrutada apenas por pessoas mais ricas, vivendo nas cidades.
É um excelente programa para ser feito com os amigos que gostamos, que é o caso nesta foto
Na década de
A iguaria ganhou fama internacional na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse,
As pessoas ficam felizes quando comem fondue...