sexta-feira, 31 de julho de 2009

Povo acolhedor

CARIOCAS SÃO BONITOS
CARIOCAS SÃO BACANAS
CARIOCAS SÃO SACANAS

Adriana Calcanhotto

Carioca não tem pra ninguém. Não é a toa que dizem ser o povo mais simpático do mundo. Não entendo como é possível, parece que ta todo mundo sempre de bem com a vida. Consigo contar nos dedos quantas pessoas estressadas e mal educadas cruzaram comigo nestes 15 dias por lá.



Eu - leigo em andar de metrô, ônibus e van pelo Rio, para me localizar, tinha que sair perguntando por aí. O pouco que eu aprendi, nas outras vezes em que fui, não me deram nenhum certificado de guia. Tô loooonge de conhecer tão bem assim. E isso não foi um problema. Aliás, se fosse considerado um problema, arrisco a dizer que esse foi o menor, já que o povo carioca é o mais acolhedor que conheço.

Qualquer dúvida, eles esclareciam perfeitamente, e se não sabiam informar o que perguntei, já encontravam alguém que pudesse ajudar ou, até mesmo me levavam até o lugar.

Uma senhora chegou a desembarcar um ponto antes só pra me deixar no ponto certo! Quando minha prima estava dirigindo o carro e não sabia chegar até o Hotel que estávamos hospedados, foi só perguntar para um senhor que dirigia outro carro, que na hora já explicou onde era... como ela não entendeu, o homem mudou seu percurso e foi nos guiando, do carro dele, até o local! E depois ele se despediu, agradecemos e tudo continuou normal. É incrível! É uma delicia estar em um lugar onde você sabe que se ocorrer algum problema alguém vai te ajudar! E não pedem nada em troca!


Outra coisa que eu notei e, fiquei bem surpreso, é como a maioria dos cariocas sabem de cor os números das linhas de ônibus! Até gente de outros bairros conseguiam me indicar qual a cor e qual o numero da linha que eu tinha que pegar. E olha gente, não são poucos! Isso deve ser porque todo dia eles fazem tudo sempre igual e sacodem às seis horas da manhã, sorrindo um sorriso pontual... bom, essa parte eu deixo com o Chico!