sábado, 1 de agosto de 2009

Transportes

Rio não é como em Balneário que pára um ônibus a cada dez minutos – e olhe lá – cheguei a ver cinco ônibus parando juntos em um mesmo ponto... lá você demora muito pouco tempo esperando. Em compensação demora muito para chegar onde deseja. Praticamente tudo é longe de tudo... cidade grande é assim mesmo, tem que se acostumar a ficar 1 hora no ônibus, fazer “escalas e conexões”, demorar meia hora dentro de um táxi por causa do transito... é assim mesmo, mas tudo faz parte. Diferente se você têm um carro e leva ele junto para a viagem, porque então você só vai ter que aguentar o transtorno do trânsito.

Adoro viajar. Muito vezes até mais do que chegar a algum lugar. A chegada é uma coisa muito superestimada. Viajar é muito melhor. Aviões, navios, carros, trens, pés, qualquer coisa. Às vezes só quero sair do lugar. Acho que os destinos foram inventados para que a gente não ficasse andando em círculos, feito baratas tontas. Claro que quando a gente viaja para um lugar que gostamos, como por exemplo eu com o Rio, é sempre muito melhor, tanto pelo lugar, pelo fato de viajar e pelas companhias. Mas mesmo que não fosse o Rio, tudo que começa a acontecer a partir do momento que eu saí de casa passa a valer a pena... valer tão a pena como se tudo tivesse fazendo parte do roteiro.


Precisa de ônibus, van, táxi? Olha pro lado, acena e logo aparece um! Nessa foto aparecem vários ônibus em um cruzamento, no Centro do Rio.


O tempo que demorávamos pra chegar de um ponto turístico a outro no Rio, seja de ônibus, van, metrô ou táxi equivalia ao tempo que demoramos pra chegar de Navegantes ao Rio de avião.

De todos os transportes o mais rápido e pratico é o metrô. Ele não sofre com o trânsito, vai rápido, é barato e te deixa na estação desejada sem erro. Sem contar que é uma delicia ficar observado cada pessoa diferente que entra no vagão. Certa vez li uma entrevista com o ator Caco Ciocler e ele disse que um hobbie dele é sair sem destino pelo metrô, só para observar. Me identifiquei! Isso passa o tempo que é uma beleza, quando você menos espera já chegou no lugar e nem viu o tempo passar. Ali dentro você pensa “Mas tem gente estranha nesse mundo, ah meu Deus, e como têm!”.

E as pessoas que me viam tirando foto da Estação de Metrô também deveriam pensar “Mas tem gente estranha nesse mundo, ah meu Deus, e como têm!”.


Só não gosto daquele barulho infernal que acontece quando a porta vai fechar. Posso até ficar em pé durante o percurso todo, mas ouvir aquele barulho não...

Quando tiver um metrô aqui em Balneário, SE TIVER, vou ser muito feliz. Me contento com pouco.