quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma garotinha fútil!

Hoje pela manhã li a peça “O que há de novo, Bette Davis?”, escrita por Jaú Sant’angelo. Encontrei o texto na internet e resolvi fazer a leitura, por se tratar de uma das maiores – senão a maior – atriz que já deu o ar da graça em Hollywood.

A peça é escrita em primeira pessoa, sendo narrada pela própria Bette Davis, que entre um gole de uísque e outro, conta sua vida. É praticamente uma biografia. E nessa biografia, um dos acontecimentos que mais chamaram atenção é de quando a Sra. Davis narra um pouco do inicio de sua trajetória.

Muito cedo, assim que Bette Davis decidiu que seria uma atriz, resolveu ir tentar a vida em Nova York. Naqueles tempos, a ambição consumidora de toda jovem com aspirações dramáticas era ser admitida na severa disciplina da academia de Eva Legallienne, em Nova York.

Eva Legallienne era uma mulher notável, uma grande atriz. Era desleixada e remota por fora, mas impetuosamente dedicada à sua arte. Assim que chegaram à academia da Srta. Legallienne, Bette foi interrogada por sua secretária com severidade.

Esse trecho faz parte da peça e é narrado por Bette Davis:

“Não me mandou sentar, perguntando sobre títulos de livros que li a respeito de teatro. Deu-me uma peça para ler para a Srta. Legallienne. Fiquei surpresa ao descobrir que deveria recitar uma fala de uma velha holandesa, com sotaque holandês.

Quando entrei no santuário da grande atriz, a Srta. Legallienne, miúda, mas autoritária, não se interessou por mim. Achou-me pálida e desajeitada, alem de totalmente desprovida de qualquer promessa de estilo e presença. E desencorajou-me em todos os sentidos, bombardeando-me de perguntas fúteis a respeito de minhas fontes de renda. Eu recitei rapidamente a fala, tropeçando nas palavras. Deixei escapar uma risadinha nervosa e a Srta. Legallienne disse num tom gelado:

(Como a Srta Legallienne.) _ Srta. Davis, percebo que sua atitude em relação ao teatro não é suficientemente séria para justificar que eu a aceite como aluna. Não passa de uma garotinha fútil. Tenha um bom dia.”

Pois é, minha gente. Uma garotinha fútil! E foi assim que ninguém menos do que Bette Davis foi julgada... Uma garotinha fútil!



E hoje é o Dia do Ator! Postagem mais do que merecida, à maior atriz de todos os tempos!