segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da Árvore

21 de setembro, além de ser o Dia da Árvore é também aniversário da minha sobrinha, Rhaysa. Parabéns, monstra! Tudo de bom!


eu e Rhaysa, minha sobrinha


Árvores, árvores... natureza, meio-ambiente... como tudo isso é lindo, não? Tá, é lindo, mas me digam: pra quê um dia da árvore? O que se faz nesse dia? Devemos valorizá-la apenas hoje e nos outros dias ficar judiando seus galhos e arrancando as suas raízes? Ai ai... tá ok, isso não tem nada a ver, porque se fosse assim também não haveria dia das mães, mas é diferente uma árvore de uma mãe, claro. Mesmo que chamem nossos verdes de mãe-natureza, não se compara o sentimento envolvido na comemoração do segundo domingo de maio. Que é, vai ter festa na floresta? Um almoço cheio de adubo e regador?


Seja lá qual for o motivo eu vou aproveitar do meu jeito. Já que todas as árvores desse país devem estar comemorando o seu dia – e hoje todas já devem estar computadorizadas e com internet, quero aproveitar e mandar um super, mega beijo pra uma querida amiga árvore que conheci em Paquetá, Rio de Janeiro.

Certa vez, quando fui para a Ilha de Paquetá, estava andando com uma daquelas bicicletas duplas, que é tipo um carrinho (não sei o nome) e estava apurado pra fazer xixi. Não estava mais agüentando. Não tinha nenhum banheiro ali perto, e nem shopping. E pra voltar para o lugar que eu estava hospedado era preciso esperar sair a barca, que demora 1 hora pra atravessar o Rio Niterói... Então, nessa aventura eu desci do carrinho e vi uma gigantesca árvore, que traz junto a ela uma lenda milenar.


Linda! Essa foto tirei a noite, por isso a qualidade está péssima. A lenda está gravada naquela placa aos pés da árvore (?)... e diz algo assim:


"Sorte por longo prazo... a quem me beija e respeita. Mas sete anos de atraso... a cada maldade, a mim feita"


Agora só preciso saber o que essa árvore entende por maldade. Será que fazer xixi atrás dela pode ser considerado?


Nenhum comentário: