terça-feira, 15 de setembro de 2009

Horóscopo auspicioso

É mais ou menos como a história do ateu, que não crê em Deus (jura?), deixem ele em uma queda de avião! Quero só ver se ele não vai começar a rezar! Eu sou mais ou menos assim com o horóscopo, digo que não acredito e sempre tô lendo. Acho que eu custo a dizer que acredito por vergonha mesmo - porque é vergonhoso, vamos combinar, todo mundo abrindo um jornal pra ver "o que os astros" estão reservando pra você nesse dia. Mas se eu não acreditasse, porque leria?

Tenho outro exemplo, não acredito nas macumbas e magias negras em geral, então posso ver um sapo com meu nome costurado na boca dele que não vou sentir medo. A situação seria diferente se, mesmo eu dizendo não acreditar em fantasmas e bichões do tipo, me deixassem sozinho em um quarto escuro... podem ter certeza que eu não ficaria 100% tranqüilo de jeito nenhum.


O horóscopo pode ser inventado de qualquer maneira e por qualquer pessoa. Basta que sigam uma linha de escrita superficial, falando de coisas que acontecem com todo mundo e sem muitos detalhes. Afinal, quem pode provar que é mentira? Se eu escrever que vai aparecer uma pessoa misteriosa na sua vida, você não tem como discordar. Ou então se jogar verde e dizer "aquela pessoa dos seus pensamentos" voltará pra você, mesmo que você não acredite, você vai pensar e vai ver que existe ou existiu uma pessoa desse tipo em sua cabeça.

Claro, o horóscopo não é uma previsão do futuro, ele não vai citar nomes e datas, é mais uma "pincelada" no estado de espírito da pessoa daquele signo. Certo? Errado. Pelo menos o horóscopo que leio no site Terra! Incrível gente, mas é sempre cheio de tragédias. Não sei se é só no meu signo, mas é assim (não dos outros porque não costumo ler muito o horóscopo dos outros, meu nível de curiosidade é alto mas não chega a tanto. Nunca têm uma coisa boa e feliz reservada para meu dia. Sempre que leio eu tô em uma fase difícil, em um momento financeiro apertado ou em uma relação amorosa conturbada... pois bem, hoje ele me surpreendeu e foi muito auspicioso. Atchá atchá!

Preciso de um empurrãozinho assim pra melhorar minha auto-estima, mesmo que sejam palavras de um desconhecido e que essas palavras possuem 97% de chance de ser mentira. Mas nao importa, toda essa invenção me faz bem.

Como eu disse, se eu não acreditasse, bem no fundo mesmo, eu não estaria lendo. Uma coisa é abrir o jornal e ler a página por acaso, "porque tá ali", outra completamente diferente é abrir um site pra ver todos os dias. E esse sou eu. Deus queira que (ou Marte queira que) amanhã eu não vá ler e a previsão esteja me intimidando, com algo do tipo... "ontem você me desafiou e duvidou de mim, amigo psiciano"...



Obrigado pelas belas palavras, Eunice. Vou fazer tudo o que você disse!


Nenhum comentário: