terça-feira, 23 de junho de 2009

Bons Ares

Gardel e Evita que me aguardem MESMO. E aguardem sentados!

Infelizmente não fui viajar hoje para Buenos Aires, tive sérios problemas com minha documentação. O fato de minha identidade ter mais de 10 anos e uma foto minha de quando eu era criança impediu o voo. Tentei fazer outra ontem mesmo. Uma amiga que trabalha na delegacia prometeu que se eu levasse no período da manhã, ela já estaria pronta a tarde, assim sem interferir nada na viagem.




Para viagens é preciso um documento válido com foto recente. Poderia também ser um passaporte, mas nunca fiz. A carteira de motorista também quebra um galho, mas a minha está em “processo”. De última, temos a carteira de trabalho, que eu perdi. Aliás, eu não perdi, ela sumiu. São Longuinho, peço aqui pro senhor, se estiver lendo esse post, que se acha-la, dou três pulinhos em cima da mureta do Cristo Luz!

Para fazer uma nova identidade é preciso pagar uma taxinha (de vinte reais) e levar alguns documentos. Dentre esses documentos, está a Certidão de Nascimento. Providenciei tudo, tirei foto 3X4 – que pra variar ficou horrível - e fui à delegacia.

Como de praxe, as pessoas que trabalham lá são super mal educadas e mal-humoradas, só não armei um barraco porque ia ser dois toques pra elas chamarem a policia.

Primeiro eu cheguei pedindo a senha pra ser atendido, a funcionária, que estava com, bom, como eu posso dizer... digamos que ela já estava com uma face de ânus, me entregou uma folha com o que precisava trazer para fazer a nova identidade. Eu disse:

- Ah sim, mas eu já trouxe todos os documentos, queria só pegar a senha mesmo
- Já pagou a taxa?

Eu imaginei que a taxa se pagava ali na hora, e não no banco. Então, educado, respondi:

- A taxa não...
- Então você não trouxe todos os documentos...

E assim deu as costas.

Depois voltei, com tudo certo, e o problema foi que na minha Certidão não aparece a letra “A” do nome do meu pai. J*AIR. Ela sabia que era Jair, mas não pôde aceitar porque todos os documentos precisam estar legíveis, letra-por-letra. Mostrei o nome dele no verso da identidade e na certidão de óbito, mas de nada adiantou. Calma Rodrigo, muita calma nessa hora. Só faltou aparecer o espírito ali na hora pra provar o nome. Vontade de pegar uma máquina de escrever pra alterar aquela Certidão não me faltou, mas se eu sou preso por falsificação de documento oficial é pior ainda, aí mesmo que nunca mais viajo. E o que tenho que fazer agora? Ir até o Cartório que fui registrado, que não é aqui em Balneário, pegar uma 2ª via e dar entrada no pedido, restando apenas aguardar os cinco malditos dias úteis. Ou na melhor das hipóteses, aguardar minha amiga que faz em um dia.

E assim, mais uma vez minha viagem foi adiada... tive que trocar dia de viagem, pagar taxa de transferência, mudar a data das férias, desfazer as malas (que é muito triste)... e o principal, pedir desculpas a quem estava nos esperando na Argentina, que mais uma vez tiveram a compreensão e a bondade de entender essa palhaçada que deixei acontecer, por pura irresponsabilidade minha.

Semana que vem embarco de certeza. Espero que aconteça alguma coisa muito boa por aqui nessa data pra eu dizer que “valeu a pena” a mudança de planos. Falta pouco tempo pra viajar... a ansiedade corre solta... e Argentina, por favor, te peço, não chores por mim, logo logo eu chego. Mesmo você estando em estado de alerta e ter declarado calamidade publica por causa da gripe suína, eu não vejo a hora de te abrazar! Não me EVITA!