domingo, 30 de novembro de 2008

November rain

Slash e Axel devem estar batendo palmas. Esse mês foi o verdadeiro november rain para quem mora em Santa Catarina.

Fiquei alguns dias sem atualizar o blog, mas graças a Deus volto a navegar aqui. Navegar é preciso, mas tudo com moderação, porque já bastam as expedições marítimas nas ruas da região.

Aqui em BC está tudo tranqüilo, quem quiser vir me visitar, não se reprima! A cidade não está destruída e nem em estado de guerra. Não estamos dentro de um Independance Day não.

Essa foto é de Balneário Camboriú na manhã do dia 28/11

Como vocês podem ver, a orla está normal. A sujeira acumulada nesses dias de chuva já foi recolhida e tem até gente tomando banho no mar. Aí eu já acho um exagero, essas pessoas só podem ser loucas! Sabemos que diversas coisas vão para o mar depois de uma enchente dessas! Pedaços de galhos, vidros, animais... etc... Calma gente, espere um pouco até tudo se normalizar.

A situação é trágica, é muito triste, mas o grande problema não foi em Balneário Camboriú. Estão denegrindo a imagem da cidade, sendo que ela está em perfeitas condições para receber qualquer visitante. Na FOLHA DE SP, saiu uma reportagem, onde um morador de BC inventa muita coisa pra se aparecer.

Provavelmente a pessoa que deu esse depoimento não tinha mais o que fazer e queria aparecer a todo custo, inclusive, enviando fotos de uma enchente em 2006 (aquela famosa da Atlântica). Diversos hotéis já tiveram reservas transferidas e canceladas devido a esse tipo de informação, sendo que a cidade está normal. A situação é diferente com Itajaí, Blumenau, Ilhota e Camboriú, que foram muito mais atingidas. BC teve apenas três bairros que entraram em situação crítica no final de semana, mas já está tudo normalizado. Tivemos aquela enxurrada e logo a água desceu, esse cara está, simplesmente, mentindo. Não houve saques em supermercados e ficamos apenas algumas horas sem telefones no dia 25. Quanto exagero! Os desabrigados já retornaram a suas casas e todas as providências estão sendo tomadas para ajudar as famílias que perderam seus móveis. É ridículo alguém se aproveitar de uma situação dessas para se promover!

Quem mora aqui sabe que o que eu estou falando é verdade: no domingo mesmo dava pra andar normal nas ruas da cidade, o que em Itajaí, era impossível. O Bairro dos Municípios em Balneário foi o que mais sofreu, as pessoas eram resgatadas de barco, mas nem se compara ao número agravante de cidades como Blumenau, talvez por isso tenha sido mais fácil de normalizar a situação. Não se pode passar essa imagem de guerra. A chuva levou muita coisa sim (de quem antes dizia não ter nada, inclusive) e as pessoas precisam reconstruir seu patrimônio. Balneário é uma cidade que vive do turismo, e se continuarem a denegrir a imagem da cidade de tal forma, teremos a pior temporada de todos os tempos, prejudicando todos que moram aqui. Essa é a grande oportunidade para o pessoal se recuperar do prejuízo causado por esta catástrofe.

Minha solidariedade a todos atingidos aqui no Estado e meus parabéns a todos que foram – e são - voluntários em um momento tão delicado quanto esse.

Quem quiser ver a cidade ao vivo, pode acompanhar por essas duas câmeras disponibilizadas na internet:

http://www.balnear.com/cameras/

http://www.balnear.com/cameras/camera02.asp