segunda-feira, 25 de maio de 2009

Outras notas vão entrar


Sexta-feira senti sua falta mais do que em qualquer outro dia. Estava saindo trabalho e crente que ia poder te ver, te tocar, te usar... mas não te encontrei. Tô falando da minha carteira. Poxa gente, onde é que ela está?

Única coisa que eu sei é que perdi ela a tarde. Pela manhã eu fui ao Itaú e já passei o maior constrangimento lá porque não acreditaram que eu era aquele da minha identidade, já que a foto é de quando eu tinha seis anos e ela está toda "remendada".

Expliquei que já estava fazendo outra, mas mesmo assim a gerente do banco queria mais provas. Mostrei todos os cartões de crédito em meu nome, cheque no nome da minha mãe e assim por diante. Mas de nada adiantou, a infeliz queria ver um documento com foto recente. A monstra ainda insistia, dizendo que não poderia aceitar minha identidade porque além de não ser válida, tinha todos os indícios para ser falsa (ela não falou nessas palavras, claro, mas sei que aquela **** tava pensando isso). Que seja, então lembrei da minha recente conta Itaú e pedi a ela que verificasse minha assinatura. Assim feito. Não tinha mais porque negar a troca do cheque pra mim. Eu já estava tranqüilo só de pensar que em minutos estaria com o dinheiro esperado em mãos. Mas não é que a filha da puta voltou?

- O senhor não tem MESMO um documento com foto recente?

O sangue foi me subindo a cabeça... o tom que ela usou pra falar aquele "meeesmo" foi muito debochado. "O senhor não tem 'meeeesmo'". Ai, que raiva. O que mais faltava ela falar? "Eu sei que o senhor tem um documento com foto recente escondido aí na carteira, lá lá lá, eu sei... bilu bilu eu sei” ou então um pouco mais rígida "O senhor está mentindo. Fato. Seguranças, peguem-o!"

Então lembrei que há duas semanas abri uma conta no Itaú, o banco feitinho pra você, e pedi a ela que verificasse todos os meus outros documentos. Sim, eu estava com TODOS os documentos na carteira! Só faltava o teste do pezinho, o exame de vista que fizeram quando eu estava na 4ª série e alguns Raios X.

O tempo foi passando e ela encontrou na minha carteira - sim, ela já estava mexendo nela - a minha carteira de estudante! Até que enfim um documento com foto recente. Só não apresentei ela antes por dois motivos:

1. Não é um documento válido para banco.
2. Bom, o motivo número dois eu digo no final da postagem pra não estragar o clima.

Mas então, ela conferiu tudo certinho... e pronto, verificou a foto, conferiu o tamanho das minhas orelhas, olhou bem meus olhos e trocou o cheque, seguido da mais cínica frase: “Muito obrigada, senhor Rodrigo. Desculpa qualquer transtorno.” Na hora deu vontade de falar ‘Não me chama de senhor, sua ¨ag$#548*&.” Senhor só no céu.

Transtorno? Desculpar? Eu? Hahaha, imagina querida! Adoro o atendimento daqui, não é incomodo nenhum ficar uma hora tentando explicar que eu não tô me passando por outra pessoa!

Esse é o trabalho dela. Então por isso não fiquei descontrolado, sai do banco e já me senti aliviado. E quem não se sente bem ao sair no ar livre depois de uma 1 hora na fila do banco?

Há um mês atrás, quando decidi trabalhar com outro banco, que não fosse a CAIXA, fiquei em dúvida na escolha. Não queria fazer conta em vários, não preciso disso, é só mais senha pra decorar. Então analisei bem pra escolher uma Agência e ser fiel àquela.

Escolhi o ITAÚ somente porque ano passado, ano da comemoração dos 50 anos da bossa-nova, eles fizeram uma paródia de "Samba de uma nota só", do Tom Jobim, e tocavam no horário nobre. Só por isso! Sei que não é o critério mais inteligente pra escolher, mas preferi assim. Pessoas mais sérias procuram ver os benefícios, a taxa de juros e o escambal! Mas eu não, só porque eles patrocinaram todos os bons shows de bossa-nova do ano passado eu dei a preferência. Não que eu tenha ido em algum desses shows, mas sabe né gente... se todos são ruins, vou escolher ao menos um ruim que tenha cultura, né não?

Ai, perdi o foco. E a fome também, agora é meio-dia e tô usando meu horário de almoço pra escrever aqui. Como eu estava falando, perdi a carteira! E com todos os documentos dentro! E foi no período da tarde, já que sexta de manhã eu fui ao banco e seria impossível não lembrar que eu estava com ela em mãos. Só de pensar em enfrentar filas pra fazer CPF, identidade, cartão cidadão, bloquear cartões de crédito, registrar BO... aiii NÃAAO, São Longuinho me ajudaa! Se eu encontrar dou três postzinho pro senhor!

A carteira não é chique, muito pelo contrário, comprei ela nas lojas Marisa, paguei só vinte reais, é da Red Nose, parece que ganhei ela quando eu estava na 5ª série!
Ah, e como eu estava falando, o segundo motivo pelo qual não apresentei a carteirinha de estudante é que... ela está fora da validade. Bom, vou ser sincero com vocês que são meus amigos, na real ela sempre esteve fora da validade. Digamos que ela nunca teve validade. UHAUA. Meu amigo Robson, expert em photoshop, providenciou uma fotinha minha na carteirinha do Energia de outra pessoa - sim sim, já vou dedurar ele também. Se eu for preso, levo junto! Essa carteirinha foi feita pra pagar meia-entrada em algum show que fui, não lembro qual... mas pra vocês verem né... minha identidade original não serviu pra nada, e essa carteirinha (que eu não tenho mais, porque perdi a carteira) conseguiu provar! Quanta ironia!
Se vocês ouvirem na rádio alguém dizendo que encontrou uma carteira ou ouvir um cochicho dentro do ônibus do tipo "ah, nem sabe... ontem achei uma carteira", por favor, se intrometa e pergunte como é o nome do dono da carteira. E me avise. Linha Direta garante que seu nome será mantido no mais absoluto sigilo. Ou se algum amigo meu achar, por favor, como diria Adriana Calcanhotto...


DEVOLVA-ME