quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Maré

Eu vi um avião se espelhar no seu olhar até sumir...


Fiz uso da minha eficiência e comprei as 4 passagens para Floripa, pro show da Adriana. A aventura já começa aqui! Cheguei pra embarcar em cima da hora, as meninas que iam comigo estavam desesperadas, com os nervos a flor da pele, porque deviam faltar 28 segundos para o bus sair! Assim, não pensaram duas vezes e compraram as passagens, sendo que eu já tinha reservado ¬¬

Cheguei lá gritando, o ônibus estava saindo e armei o barraco: “Páaaara tudo, a-go-ra!”. Ta, mentira, essa última parte pelo menos. Cheguei lá, e elas já haviam embarcado, então tive que reverter as passagens para volta. Uó. Tinham que ver o nervosismo delas! Quando me viram, parecia que eu era a Calcanhotto, de tão felizes que ficaram.

O show foi ótimo! Floripa é lindaaa, comemos no Angeloni, fomos ao camarim da Adriana, tiramos fotos, autógrafos, dei beijinho no rosto dela, contemplamos a ponte Hercílio Luz e conhecemos o diretor do cinema de arte do CIC, que dá aulas e História em Florianópolis.

Já com a banda no palco, Adriana entra, ainda envolto em penumbra, e logo em seguida a cantora aparece em passos lentos, com um longo vestido vermelho, segurando uma concha ao ouvido, como se ouvisse o barulho do mar. Lindo por sinal, que nos acompanhou durante o ínicio da apresentação.

No palco, durante toda a apresentação, a predominância do azul e as cortinas com temas marinhos, como golfinhos, davam o clima perfeito para as canções de “Maré”.

O show começou com as três primeiras músicas do novo álbum: “Maré”, “Três”, e a belíssima “Seu Pensamento”. Ao lado esquerdo, uma grande concha ajudava a transformar o palco em uma representação do mar. Teve uma hora mesmo no show, que ficou tudo escuro e ela soltou a voz, daquele jeito suave e emocionante que só ela tem, parecendo uma sereia em meio aquela Maré que nos conquistava.

O primeiro sucesso apresentado foi “Mais Feliz”, composição de Cazuza, Dé Palmeira e Bebel Gilberto. O repertório deu ênfase nas músicas do novo álbum, mas sem deixar de lado os sucessos que marcaram a trajetória de Adriana até hoje.

Sempre me falavam que a Calcanhotto e a Marisa Monte eram as duas artistas mais frias no palco... Nem achei (talvez porque imaginei que ela não fosse conversar do começo ao fim)! Antes de apresentar “Vai Saber”, Adriana contou que a música foi composta para ser gravada por Mart’nália, porém Marisa Monte ouviu a música e a gravou. Brincando, Adriana contou que um compositor não deve mostrar uma música feita sob encomenda para um cantor para outro, porque com certeza esse segundo vai querer gravá-la. É incrível, mas mesmo quando ela fala parece que está cantando... É a pessoa mais sonora que já vi! Acredito que até o espirro dela deve ser ritmado.

Nossa, deveria ter um show assim todo mês! É terapêutico, ahah x)
Tirando que a Gabe ficava mentindo que uma casinha velha lá era Palácio de-não-sei-quem (o taxista que desmentiu)! E que a Adriana me admoestou porque eu disse que ouvi uma música dela na internet ¬¬ To-adorando-escrever-assim-com-hífen-!-

A Gabe e a Camila falaram que dividem o mundo em duas partes: pessoas cheirosas e pessoas-não-cheirosas, que ao menos passam a impressão de estarem sempre com a áurea perfumada (muito poético isso), e sendo assim, julgo Adriana como a campeã, a mor! Com uma delicadeza incrível, parece que vai quebrar, de tão serena que é.

As fotos ficaram lindas, mas os vídeos... eu detestei. Ao invés de deixar apenas a Adriana cantar, eu cantei junto, com minha voz de mega-hiper-taquara-adolescente-rachada-quebrada-esfolada. Mas que seja também... pelo menos fiz um dueto com ela... sem ela saber, of course uahuahaua

Ai, pra acabar foi no ingresso: Adriana Galganhotto! Só faltavam escrever “Gafanhotto”!

Ah, deixa eu contar o fiasco da Gabe! Ela assustou a Adriana! Juro auhauha x) Só faltou a mulher dar um pulo! A Gabe soltou um “Nãããoo” desesperador, quase chorando. Então olhamos pra ela, pra ver o que tinha acontecido, até a Adriana parou de autografar o negócio dela, e aí a gabe “Ahhh, nada... achei que tinha errado meu nome, ufa”. UAHAUUA

Os temas relacionados ao mar, o palco, a bela voz e o domínio de Adriana deixam a pensar se ela mesma não é uma dessas criaturas míticas chamadas sereias...

E que venha o show da Ana Carolina! Minha sapa-mor!

E a frase do dia, sem sombra de dúvida, foi:

“Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome, cores de Almodovar, cores de Frida Kahlo, cores...”